Tendências do Agrobusiness para 2009-2010

O biênio de 2009 e 2010 certamente apresentará um movimento acentuado na dinâmica econômica da agricultura. Incorporando os efeitos da crise financeira do segundo semestre de 2008, o primeiro e segundo trimestre de 2009 apresentou alguns dados negativos, porém, este cenário tende a ser mais favorável para o terceiro e quarto trimestres, com o fechamento do PIB Agropecuário em 1,25%. Para 2010, as projeções apontam para um crescimento do PIB Agropecuário de 4,1% o qual será influenciado principalmente pela recuperação da renda mundial que poderá provocar valorização dos preços devido ao aumento da procura pelas commodities grãos.

Evolução PIB

Fatores naturais ocasionaram algum desajuste na relação entre oferta e demanda nos primeiros meses de 2009. A estiagem na região sul do Brasil, na principal região produtora agrícola da Argentina e alguns locais da China se refletiram nas variações dos preços dos principais grãos no mercado internacional. Outro ponto de preocupação residiu na relação amistosa entre produtores e o governo Argentino no tocante às exportações de grãos, o que gerou preocupações nos mercados, pois, a Argentina possui um peso importante na estrutura de oferta mundial de grãos. Em virtude do processo de deterioração da oferta, produtores reviram as áreas de plantio da soja e do milho, principalmente os produtores americanos.

Nem mesmo a histórica correlação existente entre a soja e o petroleo foi capaz de sustentar as posições especulativas em torno do grão, sinalizando menores estoques nos EUA e fortes compras pelo governo Chinês, sua cotação iniciou uma trajetória de alta nos últimos meses.

SOJA

Mesmo que isso venha acontecer espera-se a não ocorrência de movimentos bruscos na dinâmica do setor, principalmente no mercado interno que está apresentando sensível manutenção da renda agrícola devido ao efeito cambial, cuja a taxa média muito superior da apresentada em 2008, sustentou os ganhos em reais do setor. Por outro lado, a principal preocupação continua sendo os funding para o plantio da safra 2009/2010.

Desta forma os ganhos do setor em 2010 não estarão atrelados tão somente ao câmbio, que deverá apresentar certa valorização em relação a 2009. Os ganhos, portanto, deverão ser obtidos pelo aumento dos preços no mercado internacional devido à retomada do consumo mundial.

Do ponto de vista das expectativas para os próximos trimestres e para o ano de 2010, nota-se que o nível da renda mundial será determinante para traçar qualquer cenário. Seguindo este raciocínio, e antecipando o futuro do mercado, nota-se posições sendo montadas em relação ao mercado futuro por agentes que atuam na ponta especulativa. Todo movimento no mercado futuro deve ser analisado de forma crítica para que os produtores não venham a sofrer grandes perdas.

Explore posts in the same categories: Análise Econômica, Sem categoria

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: